29/05/10

A beleza da "Rocha Natural"...

  • As peças apresentadas são de origem artesanal, sendo, por essa razão, "PEÇAS ÚNICAS" .
0510-afc582 (9,50)

0510-afc583 (9,50)

0510-afc584 (9,50)

DESTINADO - 0510-afc585 (9,50)

0510-afc586 (9,50)

0510-afc587 (9,50)

0510-afc588 (9,50) -

0510-afc589 (9,50)

0510-afc590 (9,50)

0510-afc591 (9,50) - DESTINADO

2 comentários:

Rita Bittencourt disse...

Prezados Srs
Embora a motivação da entrevista sobre a artesania seja nobre,cumpre-me informá-los que a expressão TERAPIA OCUPACIONAL somente pode ser utilizada quando houver um profissional com graduação(formação de nível superior) que é o bacharel em Terapia Ocupacional,registrado no Conselho federal da profissão:COFFITO para que possa exercer a arte e a ciência de cuidar de diferentes indivíduos utilizando as atividades e habilidades para o desempenho dos papéis ocupacionais no cotidiano.Esclareço também que em determinadas situações as posturas viciosas adotadas pelo sujeito ao realizar algumas atividades,além do embotamento e atitude ensimesmada podem ocasionar a algumas pessoas um prejuízo a saúde e não um elemento terapêutico.Sugiro que utilize a expressão Hobby,Lazer ou entretenimento que verdadeiramente dimensiona o que a livre execução de artesania promove.Peço que por gentileza façam o reparo na informação incorreta.
Atenciosamente
Drª Rita Bittencourt
Terapeuta Ocupacional
Conselheira Federal-COFFITO

artecomdom disse...

Boa noite,
Foi com muita atenção que li o comentário aqui deixado, agradecendo desde já toda a informação prestada.
Sem dúvida, que a TERAPIA OCUPACIONAL, por ser um TRATAMENTO, deve ser acompanhada por um Especialista; e este ponto não é contrariado, mínimamente, quando se fala, no início deste blogue, que a ARTE DO ARTESANATO deve ser usada neste TRATAMENTO.
Então vejamos, uma das inúmeras definições que podemos atribuir:
-------------------------------------------------
O QUE É A TERAPIA OCUPACIONAL?
É um tratamento que combina aspectos psicológicos, pedagógicos e sociais. A terapia ocupacional assume que estar activo é uma necessidade humana básica e que a actividade executada especificamente tem um efeito terapêutico. A terapia ocupacional é uma actividade para a reabilitação de pessoas doentes ou com deficiências, que estão temporária ou permanentemente incapacitadas no que respeita à sua capacidade. O objectivo é habilitar a que pessoa afectada seja tanto quanto possível independente nas áreas pessoais, sociais e vocacionais da vida.

OU ENTÂO TEMOS OUTRA DEFINIÇÂO:
A TERAPIA OCUPACIONAL é o tratamento, de condições de saúde, que afectam o desempenho das pessoas, em qualquer fase da vida, através do envolvimento em actividades significativas, com o objectivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência, nas ocupações em que desejam participar.

ENTÂO, AQUI, ENTRA O PROFISSIONAL/TERAPEUTA OCUPACIONAL, como figura importantíssima:
O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, perceptivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os factores ambientais que influenciam o seu desempenho nas actividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de actividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde. As actividades seleccionadas são-no de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas e reflectem os factores ambientais que orientam a vida do indivíduo.
-------------------------------------------------

Ora, perante o atrás mencionado, e tendo em conta experiências vividas, momentos difíceis, que foram ultrapassados através da utilização das ARTES em questão, adquirindo com a sua prática, uma estabilidade psicológica, readquirindo interesses e motivações de vida, devo reafirmar, “a minha modesta opinião” (e é mesmo dessa opinião/experiência, que se escreve no início deste blogue), de que TODAS AS ARTES relacionadas com o ARTESANATO “podem e devem ser usadas como terapia ocupacional”, salientando, que as entendo, como sendo, muito mais que um Hobby, Lazer ou Entretenimento.

Sem mais, agradeço mais uma vez todo o interesse demonstrado e aproveito para deixar o convite para visitar este espaço, sempre que seja possível.

Enviar um comentário